quinta-feira, 1 de julho de 2010

Salmo 91 – A Chave da Confiança e Proteção em Cristo.

Preliminarmente gostaria de ressaltar que tenho o imensurável prazer de postar pela primeira vez para o meu blog. Junto com todos os leitores destes simplórios artigos, espero renovar o meu entendimento acerca da Palavra de Cristo e do que Deus tem separado para o seu povo.

Passado o agradecimento e as congratulações, confesso a vocês que o presente tema me deixou deveras confuso, porque o problema não reside no que está escrito dentro da Palavra, mas reside na interpretação da Palavra para que possamos então materializá-la.

Sempre passei por cima deste Salmo, acostumei-me a ver em muitos lugares aonde tive a oportunidade de passar diuturnamente, bíblias abertas no Salmo 91, mas nunca parei pra analisá-lo a fundo, com efeito, examiná-lo. Até que um dia, porque não dizer recente, Jesus me pegou em um dos meus devaneios acerca do Evangelho e, me fez entender, a melhor maneira possível, a saber, SIMPLES, o que este Salmo quer dizer.

A minha bíblia foi traduzida já na Nova Versão Internacional, daí, já nos primeiro e segundo versículos do referido salmo, encontrei a diferença na verbalização e materialização da Palavra, diz a bíblia: “Aquele que habita no abrigo do altíssimo e descansa à sombra do Todo-Poderoso, Pode dizer ao SENHOR: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus em quem confio”. Ainda, reforçando a passagem supracitada, os versículos nono e décimo dizem: “Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, praga alguma chegará a tua tenda...”.

Olhando os versículos em epígrafe, aparentemente vemos uma promessa de proteção, que é desejo de muitos, mas poucos alcançam, justamente porque não entendem o processo disposto dentro da Palavra de Deus para que se chegue ao “patamar” de merecedor da graça contida nesta promessa.

Observe que o Salmista diz que somente aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa a sombra do Todo-Poderoso tem o direito chamar o SENHOR de refúgio e fortaleza. Perceba que existe uma condicionante, disposta no texto através de dois verbos, o primeiro é o verbo habitar e o segundo é o verbo descansar.

O primeiro verbo reflete em conceito como deve ser a relação entre o homem e a Divindade Suprema. Habitar não é simplesmente passar um tempo determinado em algum lugar, habitar é fazer-se presente em constância, diuturnamente, provocando convivência, provocando INTIMIDADE.

O segundo verbo traz a tela, nas entrelinhas de seu conceito, a confiança em Cristo. Confiança esta que é derivada da Fé e que está vinculada exclusivamente ao fato de que Jesus é o ÚNICO que pode nos proteger e nos dar o verdadeiro abrigo.

Intimidade e confiança, dois conceitos poderosíssimos dentro da Palavra de Deus, dois conceitos que não podem faltar na vida de um Cristão. Dois conceitos que há muito o Senhor batalha para colocar dentro do coração da humanidade, mas veementemente tem sido rejeitado.

Quando a minha ficha caiu a respeito deste Salmo, pude perceber que em toda a minha vida Cristã, Jesus sempre desejou ter intimidade comigo, como também sempre desejou e deseja ter intimidade contigo. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e, como a imagem e semelhança pode parecer-se com o seu criador, se os seus caracteres Cristãos tem se perdido e/ou confundido com o caráter do mundo?

A intimidade com Deus gera poder, estreita a nossa relação com o Altíssimo, aflorando em nós os dons espirituais e fazendo com que não sejamos mais meros seres humanos. Com efeito, a intimidade com Deus transforma o nosso coração, que por via se conseqüência renova o nosso entendimento e, por fim, nos permite provar da boa, agradável e perfeita vontade de Deus para as nossas vidas.

O confiar, é fruto da intimidade, assim como o descansar. Não se pode confiar e descansar em que não se a certeza de que não lhe fará mal algum. Provar da Plenitude de Cristo depende de colocar em prática estes conceitos, depende de mim, depende de você.

Entende agora meu Irmão(a)? Deus quer mudar a tua história, mudar a tua vida e te fazer uma nova Criatura. O Salmo 91 reflete a Plenitude e a abundância de Poder existente na presença do Senhor e na morada do Altíssimo. Em Deus temos a plena proteção e o amor incondicional que precisamos para viver.

Observe que nos versículos nono e décimo, existe a condicionante “se você fizer”, e por esta entendemos que nós é quem somos responsáveis em buscar a presença de Deus. A Bíblia diz que se pedirmos, Jesus nos concederá; Ainda a Palavra diz: “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará o desejo do teu Coração”.

Se quisermos provar da Plenitude de Cristo, provar do que Deus tem reservado em seu reino celestial para nós, precisamos buscar a Cristo, santificar-se para gerar intimidade, que por via de conseqüência vai nos permitir dizer ao SENHOR: “Tu és o meu Refúgio e Minha fortaleza, o meu Deus em quem confio”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário